quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sistema Lineares

Equação linear é toda igualdade escrita na forma a1x1+a2x2+a3x3+…+anxn=b em que: 
a1,a2,a3,an sao denominados coeficientes
x1,x2,x3,xn sao denominados incógnitas
"b" é denominado de termo independente 
Exemplos:
4m+3n=2                                
Coeficientes: 4-3                     
Incógnitas: m-n                       
Termo independente: 2           
-p-2q+5r=0
Coeficientes: -1-(-2)-5
Incógnitas:p-q-r
Termo independente: 0

- Sistema de equações lineares 
Um conjunto de p equações lineares com variáveis x1, x2, x3,….,xn formam um sistema linear com "p" equações e "n" incógnitas.
exemplos: 
x+y=3
x-y=1
2x-3y+z=0
x+y-3z=-3
-x-y+2z=1
x-3y+2z-w=8
x+7y-z+10w=-3

- Resolução de um sistema linear
Resolver um sistema linear é determinar valores (se existirem) que verificam todas as equações que formam o sistema. exemplos
2x + 2y + 2z = 20
2x – 2y + 2z = 8
2x – 2y – 2z = 0
no caso desse sistema os pares ordenados (5,3,2)  são a solução desse sistema pois satisfaz as três equações:
2*5+2*3+2*2=20     10+6+4=20
2*5-2*3+2*2=8         10-6+4=8
2*5-2*3-2*2=0          10-6-4=0
x+y=3
x-y=1
no caso desse sistema o par ordenado (2,1) é a solução desse sistema pois satisfaz as duas equações:
2+1=3
2-1=1

- Método do escalonamento
O método do escalonamento consiste em, por meio de operações de adição(subtração) e multiplicação(divisão), diminuir a quantidade de incógnitas nas equações.
x-2y+z=-1
-3x+5y-z=-2
4x-6y+3z=0
Para iniciar o método do escalonamento, transforme em zero os coeficientes dos termos em "x" nas 2º e 3º equações.
x-2y+z=-1 .(3)   
-3x+5y-z=-2      
4x-6y+3z=0
-------------------   
 3x-6y+3z=-3
 -3x+5y-z=-2
-------------------
  0-y+2z=-5
Da mesma maneira, multiplica-se a 1º equação pela 4º e somando à 3º equação.
-4x+8y-4z=4
4x-6y+3z=0
                  
0+2y-z=4
dessa forma, o sistema ficara:
x-2y+z=-1
0-y+2z=-5
0+2y-z=4
Agora faremos com que o coeficiente da incógnita "y" seja zero:
0-y+2z=-5 .(2)  
-2y+4z=-10
+2y-z=4
                   
0+3z=-6
 Dessa forma o sistema ficara:
x-2y+z=-1
  -y+2z=-5
      3z=-6
Com esse novo sistema é possível identificar quanto vale a incógnita "z":
3z=-6 .º. z=-2
Substituindo na segunda equação teremos: 
-y+2.(-2)=-5  -y-4=-5 .º. y=1
substituindo "z" e "y" na primeira equação teremos:
x-2.(1)+(-2)=-1   x-2-2=-1 .º. x=3 
ou seja temos que a solução do sistema é:
x=3 y=1 e z=-2

- Classificação de um sistema linear
A solução do sistema pode ser classificada em:
Possível    determinada( possui uma única solução) e indeterminada (possui infinitas soluções)
Impossível    não possui solução.
exemplos:
x+y+z=4
-x+y+z=2
-x-y+z=2 
A solução é x=1, y=0 e z=3 o sistema é possível determinada pois possui uma única solução( um único ponto)
x+y+2z=1
2x+3y+z=-2
-x-2y+z=3
esse é um sistema em que ha infinitas soluções, pois quando 
z=0, tem-se x=5 e y=-4
z=1, tem-se x=o e y=-1
z=4, tem-se x=-15 e y=8
x+2y+z=1     x+2y+z=1
2x+y-3z=4    -3y-5z=2
3x+3y-2z=0    0+0=-5
 esse sistema não possui solução pois é impossível que 0+0 seja igual a -5.
Para maior esclarecimento assista o vídeo abaixo:


                      


     Exercícios


Num bar, paga-se R$ 5,80 por 5 pastéis e 3 copos de refrigerante. No mesmo local, 3 pastéis e 2 copos de refrigerante custam R$ 3,60. Nesse caso, cada copo de refrigerante custa:
a) R$ 0,70
b) R$ 0,50
c) R$ 0.30 a menos do que o preço de cada pastel
d) R$ 0,20 a mais do que o preço de cada pastel
e) R$ 0,20 a menos do que o preço de cada pastel
2- Um artesão está vendendo pulseiras (a “x” reais a unidade) e colares (a “y” reais a unidade). Sabendo que 3 pulseiras e 2 colares custam R$ 17,50 e 2 pulseiras e 3 colares custam R$ 20,00, quanto custa cada pulseira é:
a) R$ 3,20
b) R$ 3,00
c) R$ 2,70
d) R$ 2,50
e) R$ 2,00
3- Um certo numero de alunos fazia prova em uma sala. Em um dado momento, retiram-se da sala 15 moças, ficando o numero de rapazes igual ao dobro do numero de moças. Em seguida, retiraram-se 31 rapazes, ficando na sala igual ao numero de moças e rapazes. o total de alunos que fazia prova nessa sala era:
a) 96
b) 98
c) 108
d) 116
e) 128
4- José, João e Pedro foram juntos à padaria. José tomou duas médias e comeu três pães com manteiga, pagando R$ 1,74
João tomou três médias e comeu dois pães com manteiga, pagando R$ 1,96
Pedro tomou uma média e comeu dois pães com manteiga
Quanto pagou Pedro?
A) R$ 1,00
B) R$ 1,04
C) R$ 1,08
D) R$ 1,12
E) R$ 1,16
5- Num concurso, a prova de matemática apresentava 20 questões. Para cada questão respondida corretamente , o candidato ganhava 3 pontos e, para cada questão respondida erradamente ou não respondida, perdia 1 ponto. Sabendo -se que para ser aprovado deveria totalizar, nessa prova, um mínimo de 28 pontos, o menor número de questões respondidas corretamente para que o candidato fosse aprovado era de:
a)12   b)13   c)14   d)15   e)16
Resoluções:
1-  Podemos representar os pasteis por "x" e os refrigerantes por "y":
5x+3y = 5,80 *2
3x+2y = 3,60 *3
——————
10x+6y = 11,60
9x+6y = 10,80
————-——-
   x = 0,80
 3.0,80+2y = 3,60
2y = 3,60 – 2,40
y = 1,2/2
y = 0,60
 Alternativa: E
2- 
3x+2y = 1,74 *3
2x+3y = 20,00 *2
——————
9x+6y = 52,00 
4x+6y = 40,00 (-)
——————-
5x = 12,50
x = 2,50
Alternativa: D
3-
M-15
R = 2.(M-15)
R-31
R-31 = M-15
2(M-15)- 31 = M-15
2M- 30 - 31 = M-15
M = 61-15
M = 46 
R = 2(46-15)
R = 62
46+62 = 108
Alternativa: C
4- 
2x+3y = 1,74 *3
3x+2y = 1,96 *2
——————
6x+9y = 5,22
6x+4y= 3,92 (-)
—————-
5y = 1,30
y = 0,26
3x+2.a,26 = 1,06
3x = 1,96-o,52
x = 1,44/3
x = 0,48
—> x+2y =?
= 0,48+2.0,26
= 1,00
Alternativa: A
5- 
C+E = 20
3C-E = 28
—————-
4C = 48
C = 12
Alternativa: A

8 comentários:

  1. Adorei o blog, o assunto estava bem detalhado e de fácil entendimento...bjs

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  2. Explica muito bem! Gostei bastante.

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  3. o blog esta ótimo, entendi tudo. Me amarro em sistema linear...continuem assim ...

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  4. Muito bom, bem que poderia ter imagens ... só uma dica!

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  5. O blog esta super compreensível, ótimos exercícios, aguardo mais postagens abraços!

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  6. Gostei do blog, até porque nem todos são fãs de matemática, e esse é um dos meios de mudar essa situação. O método como foi colocado o assunto também está bom. Mas acho que se brincassem com as palavras e com os próprios números ficaria melhor.

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  7. Gostei, bem detalhado, de fácil compreensão dos exercícios. . Ajuda muito . Super recomendo o blog de vocês (Y)

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